O impacto da comunicação alternativa no desenvolvimento da pessoa não verbal
Qual é o benefício da comunicação alternativa no desenvolvimento da pessoa não verbal? Neste artigo, você entenderá tudo sobre o assunto. Além disso, irá conhecer um software que pode ajudar no processo de aprendizagem e expressão.
Você conhece a comunicação alternativa? Atualmente, diversos professores e pais têm apostado nessa área para desenvolver a comunicação das pessoas. Esta metodologia é muito eficiente em pessoas não verbais e com dificuldade de comunicação, pois proporciona a aprendizagem de maneira sequenciada e adaptada, uma aprendizagem por partes.
No caso das pessoas não verbais, a comunicação tem se mostrado muito eficiente, ajudando-as na expressão e aprendizado.
Neste artigo, você confere o impacto da comunicação alternativa no desenvolvimento da pessoa não verbal. Para isso, explicaremos
- o que é a comunicação alternativa
- para quem é destinada
- de que forma ajuda a pessoa não verbal a se desenvolver
- como utilizar softwares de comunicação alternativa
Não perca!
O que é a comunicação alternativa
A comunicação alternativa (CA) é uma categoria da tecnologia assistiva que auxilia no desenvolvimento das habilidades de comunicação de pessoas não verbais ou com dificuldade de aprendizagem.
A comunicação alternativa é uma excelente ferramenta para estimular a comunicação de diferentes maneiras. Sendo assim, a pessoa que utiliza a CA aprende a se comunicar através da fala, de gestos, expressões corporais e faciais, sons, entre outros. Dessa forma, consegue expressar seus desejos, necessidades e opiniões, por exemplo.
Atualmente, existem vários materiais auxiliares da comunicação alternativa, como cartões, pranchas, softwares, vocalizadores, entre outros. Adiante neste post, você confere uma opção de software que é excelente para o desenvolvimento da pessoa não verbal, então siga conosco.
Para quem é a comunicação alternativa?
A comunicação alternativa pode ser utilizada por qualquer pessoa que apresente necessidades complexas de comunicação, de qualquer idade. Sendo assim, também é uma ótima alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); paralisia cerebral, entre outras.
A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é um suporte a comunicação, sendo assim, precisamos avaliar a comunicação da pessoa e pensar nas estratégias de inserção da CSA que poderá ser tanto para comunicação como para o desenvolvimento pedagógico.
Como a comunicação alternativa auxilia no desenvolvimento da pessoa não verbal
A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) auxilia no desenvolvimento da pessoa não verbal por proporcionar a participação social desse sujeito, uma vez que facilita seu processo de entendimento daquilo que é dito por assimilação entre fala e imagem, e no caso da alta tecnologia, imagem e som. O que pode levar a uma comunicação funcional, gestos aperfeiçoados e até mesmo a fala.
Veja a seguir como isso se dá:
Interatividade
Os materiais de comunicação alternativa podem ser bastante lúdicos por apresentarem o conteúdo com imagens e permitem interatividade quando apresentados na alta tecnologia.
Dessa forma, as imagens ajudam a pessoa a associar os objetos ao seu redor, criando conexões entre a palavra e o objeto.
Ao utilizar estas pranchas com imagens, por exemplo, a pessoa também pode desenvolver seu vocabulário, aprendendo novas palavras a partir de coisas cotidianas.
A alta tecnologia permite que você crie pranchas interativas, no aplicativo Livox, por exemplo, você pode criar histórias, colocar vídeos nos cartões, além de criar cartões com trechos de músicas para que a pessoa complete. Permite adaptar matérias didáticos de forma ilustrativa e dinâmica, como você pode ver no nosso artigo do método fônico.
Autonomia para se expressar
A partir do momento em que a pessoa não verbal consegue entender sentimentos e objetos cotidianos, começa a se expressar também e a ter uma comunicação de forma funcional
Como uso da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) a pessoa desenvolve a autoconfiança e a autonomia, o que é um impulso para que consiga abranger a comunicação.
Muitas vezes, acreditamos que a fala é a única maneira de comunicação, no entanto, existem outras formas. Por exemplo, através de gestos, expressões faciais e corporais e sons. A CSA aperfeiçoa até mesmo os gestos, uma vez, que a pessoa começa a compreender os símbolos e aumentar seu repertório de comunicação.
Socialização
A socialização começa a acontecer, uma vez que, o sujeito começa a ter liberdade para se expressar, de pedir e participar ativamente do meio social. Além disso, expressando suas emoções e desejos, a pessoa apresenta-se como ser presente que tem conhecimento de si. No ambiente escolar, além de uma participação social o sujeito tem a possibilidade de um aprendizado estruturado fazendo a inclusão em sala de aula acontecer.
Isso porque a pessoa em processo de aprendizagem pode ser inserida na turma junto com as crianças verbais e acompanhar o conteúdo.
Conheça softwares de comunicação alternativa no desenvolvimento de pessoas não verbais
Agora você já sabe os benefícios da comunicação alternativa no desenvolvimento da pessoa não verbal. Para finalizar, vamos falar sobre um software que está trazendo ótimos resultados para crianças e adultos não verbais: o Livox.
O uso do Livox para aprendizagem da pessoa não verbal
O Livox é um software desenvolvido especificamente para pessoas não verbais, pois se adapta à necessidade da pessoa. Essa adaptação se dá uma vez que possui configurações que se ajustam as necessidades motoras e cognitivas.
Uma característica do Livox é que quem dá vida aos cartões somos nós. Ele vem com sugestões de cartões e possui um portal no qual podemos baixar cartões de comunicação e atividades pedagógicas, mas nós que iremos criar de acordo com as necessidades especificas da pessoa.
Através de um sistema lúdico e intuitivo, o aplicativo permite que as pessoas vejam imagens de seu dia a dia e ouçam os sons que estas provocam. Mais que isso, por ser em forma de tablet, a pessoa pode interagir com o software através do teclado inteligente e da conversação natural — um recurso que permite uma conversa rápida, trazendo um diálogo entre mediador e sujeito.
Assim, consegue desenvolver de forma mais prática sua expressividade e comunicação.
O Livox possui mecanismos de piscar dos olhos, ou seja, caso a pessoa não tenha coordenação motora para o toque a mesma poderá utilizar através do piscar dos olhos.
Além disso, com o Livox é possível adaptar todo o conteúdo da sala de aula de forma interativa e com recursos multimídia como vídeos e sons. Sendo assim, o que já foi mencionado sobre a inclusão na sala de aula se torna mais simples. E a comunicação no contexto social possível.
No post de hoje, você conferiu tudo sobre a comunicação alternativa no desenvolvimento da pessoa não verbal. A partir deste artigo, foi possível perceber que a CA só traz benefícios, pois estimula a expressão para além da fala e contribui para a socialização da pessoa.
Se você deseja saber mais sobre comunicação alternativa, não deixe de acessar nosso blog.
Por fim, se deseja conhecer mais sobre o Livox, confira nossos cursos.