Adaptação curricular: atividades escolares adaptadas para pessoas com deficiência intelectual ou atraso cognitivo
Você sabe por que a adaptação curricular para atividades escolares é tão importante para a inclusão de crianças com deficiência intelectual? Entenda melhor o assunto no artigo a seguir e veja como promover as mudanças necessárias.
Quando falamos em inclusão escolar, logo pensamos em adaptação curricular, que é uma das condições necessárias para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Esta adaptação é fundamental para assegurar os direitos de inclusão deste público.
Mas adaptar o material nem sempre é algo fácil. Por isso, são frequentes as perguntas: Como vou adaptar uma atividade para meu aluno que não consegue acompanhar a turma? Que tipo de adaptação posso fazer? Será que tem como transmitir para ele o mesmo conteúdo da turma se ele ainda não está alfabetizado? Como fazer? Vamos retirá-lo da sala de aula, já que não consegue escrever?
Infelizmente, em muitos casos é isso que acontece, os alunos são retirados da sala nas aulas de Ciências da Natureza, Geografia e História, para terem um reforço nos conteúdos de Português e em Matemática, já que não são alfabetizados. Mas incluir vai além, devemos pensar quem é esse sujeito e integrá-lo ao nosso contexto, fazendo a adaptação curricular necessária.
E é sobre isso que falamos a seguir neste artigo, então não deixe de conferir!
Como promover a adaptação curricular no ensino?
A primeira coisa que devemos pensar é: Quais as dificuldades desse aluno e quais as estratégias que devo utilizar para sua adaptação e desenvolvimento. A partir disso, devemos modificar as questões contextualizando-as e criando estratégias de aprendizagem com sequência didática.
Uma criança muitas vezes não consegue escrever, porém pode assimilar, por meio das figuras, entendendo e assim chegando a uma resposta correta. Esta assimilação se torna mais simples com a ajuda de ferramentas próprias, veja:
Utilizando bons softwares como apoio
Ferramentas tecnológicas, como o Livox, trazem para o professor recursos com imagens, som e vídeo que auxiliam no entendimento e participação do aluno. Para exemplificar tal situação colocaremos um exemplo prático de uma criança com 7 anos de idade, inserida no 2º ano do ensino regular e que ainda não está alfabetizada. Como podemos trabalhar com esse aluno o conteúdo de Ciências da Natureza em uma aula sobre seres vivos e não vivos?
A nossa ideia é trabalhar o conteúdo de Ciências e ainda fazer um trabalho interdisciplinar integrado com o conteúdo de Português e o de Matemática, o que será explicitado nos próximos parágrafos.
A primeira coisa que vamos fazer é analisar o conteúdo passado em sala, pensando nos recursos de imagens e vídeos que podem ser utilizados. Na proposta em questão seguimos a ordem didática do livro com a mesma sugestão de músicas, mas no Livox inserimos o clipe, para despertar o interesse sobre o conteúdo.
Além disso, inserimos um episódio do desenho Cocoricó que retrata os seres vivos e não vivos, visto que a criança em questão tem interesse pela animação. Assim, estaremos chamando a atenção dela para o conteúdo a ser trabalhado.
Exemplos de questões de livros didáticos adaptadas para Livox
Para que entendam a atividade vamos apresentar as questões no livro didático e a questão adaptada.
Atividade 1
O livro inicia o conteúdo apresentando duas músicas, as mesmas foram inseridas no Livox como Vídeoclipe, para que o usuário pudesse escutar e ver o clipe relacionando a música com imagens. No Livox, quando o sujeito toca no cartão, o vídeo da música começa a tocar. Nesse exemplo, cada cartão possui um rol de atividades.
Ao trazer o vídeo que trabalha o objeto de desejo do aluno e instigar a alfabetização, estamos aplicando um método de alfabetização conhecido como Laubach, que trabalha os objetos familiares do dia-a-dia da vida do aluno. A metodologia é utilizada para ensinar a leitura da língua escrita. Assim, a letra inicial do nome do objeto recebe uma ênfase especial, com intuito que o aluno passe a reconhecê-la em outras situações, podendo juntar as letras e formar palavras.
Lembrando que quando o aprendiz tocar nos cartões aparecerá a sequência das atividades, que podem ser infinitas.
Atividade 2
Para essa atividade preparamos uma tela que mostra os seres vivos e os seres não vivos, e só depois pedimos para a criança tocar quais são os seres vivos, e quais são os seres não vivos. Ou poderia apresentar a mesma imagem do livro para criança e pedir que ela assinalasse, através dos cartões, quais são os seres vivos, e quais são os seres não vivos presentes na figura. Quando o usuário tocar no cartão as demais opções irão aparecer.
Atividade 3
Esta atividade é semelhante à do livro, mas trouxemos elementos que auxiliam na atenção, como cores diferentes nos cartões, e imagens para assimilar ao nome. Os elementos colocados vão de acordo com as especificidades que o sujeito necessita para realização da atividade
Podemos perceber que as atividades estão parecidas com as do livro, mas foram apresentadas com figuras, sons e vídeos para ilustrar o conteúdo levando uma melhor adaptação, visto que pessoas com dificuldades de aprendizagem apresentam limitação para adaptar, reter conteúdo, memorizar, ter atenção, entre outras. Ou seja, o software Livox consegue incluir o sujeito trazendo autonomia e aprendizagem no contexto escolar auxiliando na adaptação curricular.
Neste artigo, você pôde conferir a importância da adaptação curricular para crianças com deficiência intelectual, além de compreender como as ferramentas tecnológicas, como o software Livox, podem auxiliar nessa tarefa.
Para saber mais sobre o Livox e como utiliza-lo para preparar atividades, indicamos o curso Conhecendo o Livox. Inscreva-se já!