É possível adaptar material didático no Livox?
Você sabe como adaptar material didático no aplicativo Livox? Neste artigo, você vai entender melhor como se dá esse processo e por que ele é tão importante.
A política da inclusão é crescente e necessária, pois precisamos pensar e agir na promoção do desenvolvimento de pessoas com deficiência ou transtornos de aprendizagem para que a ascensão desse público seja assegurada. E é nesse pensamento que hoje daremos algumas dicas de como adaptar atividades de um livro didático no Livox.
São frequentes as perguntas: como vou adaptar uma atividade para meu aluno que não consegue acompanhar a turma? Que tipo de adaptação posso fazer? Será que tem como transmitir a ele o mesmo conteúdo da turma se ele ainda não está alfabetizado? Como fazer? Vamos retirá-lo de sala de aula, já que não consegue escrever?
Infelizmente, em muitos casos é isso que acontece. Os alunos são retirados de sala nas aulas de ciências da natureza, geografia e história, para se dar um reforço nos conteúdos de português e na matemática, já que não são alfabetizados. Mas incluir vai além, devemos pensar quem é esse sujeito, e integrá-lo ao nosso contexto, fazendo as adaptações necessárias.
A seguir, trazemos algumas coisas que devem ser pensadas na hora de adaptar material didática no Livox e como fazer isso. Siga conosco!
Como adaptar material didático no Livox
A primeira coisa que devemos pensar é: quais as dificuldades desse aluno e quais as estratégias que devo utilizar para o seu desenvolvimento. Devemos modificar as questões contextualizando-as e criar estratégias de aprendizagem com sequência didática. Uma criança muitas vezes não consegue escrever, mas consegue assinalar. Ou por meio de assimilação com figuras criar uma sequência entendível para resposta.
Ferramentas tecnológicas, como o Livox, trazem para o professor recursos com imagens, som, e vídeo que auxiliam no entendimento e participação do aluno. Para exemplificar tal situação colocaremos um exemplo prático de uma criança com 7 anos de idade inserida no 2º ano do ensino regular e que não está alfabetizada ainda: como podemos trabalhar com ela o conteúdo de ciências da natureza em uma aula sobre seres vivos e seres não vivos?
A nossa ideia é trabalhar o conteúdo de ciências e ainda fazer um trabalho interdisciplinar integrado com o conteúdo de português e o de matemática. É isso que iremos mostrar a vocês agora.
Exemplos de adaptação de livro didático para Livox
Atividade 1
Primeira coisa que vamos fazer é para adaptar material didático é analisar o conteúdo passado em sala pensando nos recursos de imagens e vídeos que podem ser utilizados.
Na proposta em questão seguimos a ordem didática do livro com a mesma proposta de músicas, mas para adaptar material didático no Livox inserimos o clipe, para um despertar de interesse sobre o conteúdo. Além disso inserimos um episódio do desenho cocoricó que retrata os seres vivos e não vivos, visto que a criança em questão tem interesse pelo desenho. Assim estaremos chamando a atenção dela para o conteúdo a ser trabalhado.
Para que entendam a atividade vamos apresentar as questões no livro didático e a questão adaptada.
Imagem 1: Apresentação da música “Planeta água”
Imagem2:Prancha com o vídeo da música
O livro inicia o conteúdo apresentando duas músicas, as mesmas foram inseridas no Livox como Vídeo clipe, para que o usuário pudesse escutar e ver o clipe relacionando a música com as imagens. No Livox, quando o sujeito toca no cartão o vídeo da música começa a tocar. Cada cartão possui um rol de atividades.
Ao trazer o vídeo que trabalha o objeto de desejo do aluno e depois instigamos a alfabetização estamos aplicando um método de alfabetização conhecido como Laubach, que trabalha os objetos familiares do dia-a-dia da vida do aluno, para ensinar a leitura da língua escrita. A letra inicial do nome do objeto recebe uma ênfase especial, com intuito que o aluno passa a reconhecê-la em outras situações, com objetivo de juntar as letras e a formar palavras.
Atividade 2
Imagem 3: Quadro para separar os seres vivos e não vivos
Atividade 4: Atividade adaptada no Livox
Para adaptar material didático no Livox preparamos uma tela que mostra os seres vivos e os seres não vivos, e só depois pedimos a criança para mostrar quais são os seres vivos e quais são os seres não vivos. Ou poderia apresentar a mesma imagem do livro para criança e pedir que ela assinalasse através dos cartões quais são os seres vivos, e quais são os seres não vivos presentes na figura.
Atividade 3
Imagem 5: Atividade mostrada no livro
Imagem 6: Atividade adaptada no Livox
Esta atividade é semelhante a do livro, mas trouxemos elementos que auxiliam na atenção como cores diferentes nos cartões, e imagens para assimilar ao nome. Os elementos colocados vão de acordo com as especificidades que o sujeito necessita para realização da atividade
Podemos perceber que as atividades estão parecidas com as do livro, mas foram apresentadas com figuras, sons e vídeos para ilustrar o conteúdo levando uma melhor assimilação, visto que pessoas com dificuldades de aprendizagem apresentam limitação para assimilar, reter de conteúdo, memorizar, ter atenção, entre outras. Ou seja, o software Livox consegue incluir o sujeito trazendo autonomia e aprendizagem no contexto escolar.
No artigo de hoje, você conferiu de que maneira é possível adaptar material didático para Livox. Como você viu, é muito fácil criar as atividades baseadas no livro didático e adapta-las de acordo com as necessidades e interesse da cada pessoa.
Para que você se aprofunde um pouco no assunto, sugerimos que conheça nossos cursos sobre o Livox.