10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam sobre elas

No post de hoje, trazemos o resumo de uma matéria publicada pela BBC New do Brasil. O tema é pessoas autistas e o texto é 10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam sobre elas. O artigo nos informa sobre atitudes existentes no cotidiano das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e que estimam que os outros compreendam.
O TEA abarca desordens no desenvolvimento neurológico que está presente desde o nascimento ou no início da infância. Isso traz desafios para as pessoas que possuem essa condição. Mas o que as pessoas com TEA querem que os outros compreendam sobre elas? Estas 10 coisas são:
1. Cada pessoa autista é diferente, mas pode compartilhar desafios semelhantes;
2. Uma pessoa autista pode achar difícil escutar o que alguém está dizendo quando há outros sons;
3. Podem não entender certas insinuações e nuances que outras pessoas perceberiam;
4. Contextualizar pode ajudar bastante;
5. Quem é autista pode ter dificuldade em saber quando falar com outras pessoas;
6. Autistas podem soar diferente quando falam;
7. Para autistas, socializar pode ser mais difícil do que parece;
8. Autistas podem não expressar emoções da maneira que os outros esperam;
9. Autistas podem repetir coisas;
10. Escrever pode ser uma maneira útil de se comunicar.
Entenda melhor a seguir:
1. Cada pessoa autista é diferente, mas pode compartilhar desafios semelhantes
Esses desafios são semelhantes para cada pessoa distinta com autismo. Cabe entender que cada pessoa autista é diferente, possuem maneiras próprias de interagir com o ambiente e com outras pessoas. Por exemplo, algumas podem ser bastante sociáveis, enquanto outras podem possuir mais dificuldades de comunicação.
Dado isso, o escritor Michael Rosen no programa de rádio Word of Mouth, da BBC pergunta à escritora e empresária britânica Alis Rowe, que tem a Síndrome de Asperger (SA), diz que temos que entender que “[…] o que está na cabeça da outra pessoa é igual ao que está na sua” e também comenta os desafios perante a sociedade “Como escondi o meu autismo por décadas para me encaixar na sociedade.”
2. Uma pessoa autista pode achar difícil escutar o que alguém está dizendo quando há outros sons
Somente pelo entendimento podemos entender qualquer perturbação que caracterize dificuldades significativas nos socialização. Assim, podemos evitar não cair em mitos acerca deste tema e também nos permitem entendê-los.
As dificuldades no momento da comunicação podem levar a casos de ansiedade nas pessoas autistas, já que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) possuem uma dificuldade de filtrar atenção em uma conversa.
Pessoas ‘neurotípicas’, isto é, pessoas que não estão no espectro têm a capacidade de concentrar-se durante uma conversa porque naturalmente suas mentem bloqueiam possíveis sons e ruídos.
3. Pessoas autistas podem não entender certas insinuações e nuances que outras pessoas perceberiam
Uma pessoa com autismo pode possuir uma dificuldade de escutar você atentamente quando houver algum elemento sensorial estimulando a perder a atenção, como se tivesse elementos competindo por atenção em sua mente.
Além disso, não têm facilidade de interpretar o sarcasmo presente em uma conversa, metáforas, ou em perceber um tom de voz que modifica a conotação do enunciado.
Assim, a pessoa com TEA tende a interpretar de modo literal certas proposições, isso leva a dificuldade de compreender o sarcasmo, metáforas e expressões incomuns.
4. Contextualizar pode ajudar bastante
Oferecer algum contexto, até que pareça desnecessário, é algo de suma importância. Com isso, é possível gerar um ambiente que permita que ele contribua. Pessoas autistas podem dizer expressões distintas ou que parecem estranhas, pois tem a dificuldade de entender os fluxos dos padrões de falas distinto das pessoas.
Alis Roew cita um exemplo que alguém com autismo que não conseguiu entender o que de extraordinário de dizer “Uau, olha um pássaro!” ao ver um pintarroxo na praia de Brighton, no sul da Inglaterra. Contextualizar permite imergir a pessoa com autismo na interação social, como dizer “Que estranho ver um pintarroxo no litoral”
5. Quem é autista pode ter dificuldade em saber quando falar com outras pessoas
Como percebemos, para pessoas com autismo podem ter dificuldade nas interações e as vezes não podem demonstrar, já que conseguem imitar certas habilidades sociais.
6. Autistas podem soar diferente quando falam
Autistas podem soar diferente quando falam, pois não estão familiarizadas com os fluxos de padrões de fala. Sendo assim, as pessoas neurotípicas tendem a se desligar da conversa com pessoas autistas ou não compreendem o que está sendo dito.
7. Para pessoas autistas, socializar pode ser mais difícil do que parece
As pessoas autistas podem ter dificuldade de encontrar palavras para expressar suas emoções. Assim, formular perguntas claras podem ajudar.
8. Autistas podem não expressar emoções da maneira que os outros esperam
Pessoas com autismo podem reagir de forma não convencional aos acontecimentos. Como repetir coisas, ou em situações de alegria ficarem com receio. E os fatores que podem provocar isso são variados, como as pessoas e situações costumam ser.
9. Pessoas autistas podem repetir coisas
A repetição pode acontecer por três motivos: ou a pessoa com autismo deseja mostrar à outra que entendeu o assunto, ou está ansiosa ou não teve uma resposta satisfatória à sua pergunta.
10. Escrever pode ser uma maneira útil de se comunicar
“Para alguém do espectro autista, redigir suas ideias em uma mensagem de texto ou e-mail pode ser uma maneira menos estressante de desenvolver uma conversa. Isso permite ter tempo para digerir as mensagens, refletir sobre o conteúdo e preparar uma resposta sem a pressão de responder imediatamente. Além disso, pode ser mais fácil entender o que a outra pessoa quer dizer sem todos os sinais sociais adicionais atrelados a uma conversa ao vivo.”
No post de hoje, trouxemos o resumo do artigo 10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam sobre elas, publicado pela BBC News Brasil. Conhecer todas estas informações sobre as pessoas autistas é fundamental para entendê-las e respeitar sua forma de ser.
Você sabia de todas estas coisas? Conta para a gente através dos comentários o que achou do texto!