Atenção e a aprendizagem
Como prender a atenção de uma criança na escola para que ela tenha um aprendizado mais eficiente? Neste artigo, falamos sobre isso e sobre outros assuntos relacionados ao tema. Não perca!
A atenção e aprendizagem está intimamente ligada a um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processamos informações presentes em nosso ambiente.
Enquanto uma pessoa assiste a uma aula, por exemplo, estão acontecendo muitas coisas ao seu redor – sons e sensações, a visão das pessoas passando pela porta da sala, os amigos em movimento, a sensação térmica, a memória de uma conversa que teve mais cedo com um amigo, ou de uma música que gosta – ou seja, processamos várias informações ao mesmo tempo e para que haja a atenção e aprendizagem precisamos saber quais são os objetos de desejo do sujeito para conseguirmos o foco do aluno.
Neste artigo, falamos um pouco mais sobre o assunto, como conseguir a atenção da criança, que leva a uma aprendizagem mais efetiva. Continue acompanhando o texto para entender melhor o tema.
Atenção e aprendizagem na educação
O psicólogo e filósofo William James, descreve a atenção como a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um entre diversos objetos ou esquemas de pensamento simultaneamente possíveis. Para termos atenção devemos retirar algumas coisas da mente com a finalidade de lidar efetivamente com outras. Neste sentido, o que ocorre é uma seleção de muitos estímulos, com registro de curto e longo prazo. Mostrando que nossa atenção tem limites, e com capacidade de duração, sendo seletiva e respondendo bem a estímulos. Implica-se afastar-se de algumas situações para lidar efetivamente com outras. Isso acontece pela experiência. E a experiência do sujeito é aquilo que ele concorda em prestar atenção.
Por isso, a atenção e a aprendizagem são ligadas e por termos foco no aprendizado devemos pensar no que será significativo para o aluno, algo que gere motivação para que a atenção ocorra. Lembrando que quando recebemos um estímulo mais de uma vez, isso faz com que a aprendizagem ocorra. Podemos ver isso nitidamente em pessoas com deficiência ou transtornos de aprendizagem, no qual necessitam que realizemos uma determinada atividade umas três vezes consecutivas para que o aprendizado seja gerado.
Como trabalhar o tema na rotina escolar
Quando não utilizamos da experiência ou interesse do aluno para chamar a atenção, geramos retalhos de informações, o que devemos fazer então é compilar as informações necessárias para aprendizagem.
Nosso sistema de ensino muitas vezes não colabora para que a atenção seja gerada, uma vez que passamos o conteúdo seguindo um livro didático, ou criamos contextos que não fazem parte do interesse dos nossos alunos. A atenção é gerada quando a emoção é causada, o nosso sistema límbico recebe informações e no processamento há registros emocionais que irão reter as informações.
Por isso, devemos observar e avaliar o interesse dos nossos alunos, ou pacientes, captando o essencial. As informações chegam para nós através de vários órgãos dos sentidos. Assim, devemos usar um tema que seja proveitoso, relevante e que estimule o planejamento e autonomia.
No Livox, incentivamos que os profissionais trabalhem com figuras e contextos do cotidiano do sujeito, para que a atenção seja permanente. Além disso, não se deve estender-se muito em uma mesma atividade. Ademais, esses exercícios precisam ter opções diversificadas para uma aprendizagem prazerosa.
Exemplo de atividade para trabalhar a atenção
Uma dica para alfabetização é trabalhar objetos do contexto do sujeito, desenhos e brinquedos que ele goste. Dessa forma, montar a atividade explorando os conhecimentos da criança, como no exemplo abaixo, no qual trabalhamos o reconhecimento das letras, palavras, imagens e de mundo, utilizando a mascote de pelúcia da criança, o Cango.
Imagem 1: Prancha com a ideia central das atividade
Imagem 2: Opções de resposta para o cartão: “complete a frase: O canguru é um animal selvagem que mora na_____________.”.
A partir de um contexto o profissional poderá usar a criatividade e expandir as atividades com questões que envolva o sujeito, trazendo atenção e deixando a atividade mais prazerosa, podendo contar histórias que envolvem o objeto em questão.
Nesse artigo, você conferiu maneiras de trabalhar a atenção dos alunos, o que leva a uma aprendizagem mais efetiva. Para ver mais sobre este e outros assuntos, não deixe de conferir nosso blog!
Referência bibliográfica:
- James, W. (1890). Os Princípios da Psicologia . Nova Iorque: Holt.
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