O Papel do Educador no Desenvolvimento da Educação
Esse é um questionamento de muitos professores, e que vem acompanhado de outros como, por exemplo, “como vou aplicar uma atividade, já que ele não se comunica? Como faço para chamar a atenção?”.
Esses e outros questionamentos surgem com o convívio diário. E qual é o papel do professor nessa situação?
De acordo com a Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2001), os sistemas de ensino devem assegurar, mediante a eliminação de barreira na comunicação, dentre outras, a acessibilidade dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem prover as escolas de recursos humanos necessários para que isso ocorra. É primordialmente pela comunicação e pelo uso da linguagem que as experiências educativas e as interações sociais acontecem. “Alargar as suas possibilidades de progredir e facilitar seu desenvolvimento neste domínio, usando formas alternativas de comunicação, de modo a poderem entender melhor o mundo que as cerca e serem mais facilmente compreendidas pelos outros” (Downing. 1999). Esta é uma das formas do educador poder auxiliar no desenvolvimento da comunicação da criança.
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