[Comunicação Alternativa] O Papel do Educador no Desenvolvimento da Comunicação
Comunicação Alternativa nas Escolas: Conheça Melhor o Assunto
Qual é o papel do educador no desenvolvimento da comunicação dos alunos?
Muitos professores se questionam diante de desafios da rotina escolar, por exemplo, “como vou aplicar uma atividade, se o aluno não se comunica? Como faço para chamar a atenção?”. Esses e outros questionamentos surgem com o convívio diário. E qual é o papel do professor nessa situação?
De acordo com a Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2001), os sistemas de ensino devem assegurar, mediante a eliminação de barreira na comunicação, dentre outras, a acessibilidade dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem prover as escolas de recursos humanos necessários para que isso ocorra. Mas, como isso tem se dado na educação brasileira?
Veja mais sobre o papel do educador no desenvolvimento da comunicação no texto a seguir!
Como o educador auxilia no desenvolvimento da comunicação das crianças?
É primordialmente pela comunicação e pelo uso da linguagem que as experiências educativas e as interações sociais acontecem. “Alargar as suas possibilidades de progredir e facilitar seu desenvolvimento neste domínio, usando formas alternativas de comunicação, de modo a poderem entender melhor o mundo que as cerca e serem mais facilmente compreendidas pelos outros” (Downing, 1999). Esta é uma das formas do educador poder auxiliar no desenvolvimento da comunicação da criança.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) preconiza, no Artigo 29, que a Educação Infantil deve assegurar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Quanto ao objetivo do Ensino Fundamental, o Artigo 32 prevê que seja assegurado aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades que garantam a formação básica do cidadão.
Tais objetivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental passam pelo uso da linguagem e da comunicação, pois propõem o desenvolvimento de vínculos, valores, compreensão do ambiente natural e social e a formação da cidadania, fatores que estão diretamente relacionados ao tipo de relações construídas com o meio e que se dão fundamentalmente por intermédio da comunicação (Brasil, 1996).
Nesse sentido, cabe ao professor promover não somente o aprendizado, mas também a comunicação. E, muitas vezes, quando recebemos um aluno, ficamos na ânsia de desenvolver o aprendizado. Para que isso ocorra, precisamos estabelecer a comunicação, incluir o aluno no meio social para que saiba se comunicar com os componentes da escola, entenda seu papel de aprendiz e, assim, fazer com que as atividades pedagógicas tenham sentido na vida dessa pessoa.
Além disso, cabe ao professor pensar em meios de promoção dessa comunicação, como a Comunicação Alternativa. Entenda melhor a seguir:
A Comunicação Alternativa nas Escolas
O Livox é uma ferramenta de Comunicação Alternativa que traz ao meio escolar alternativas de comunicação e adaptação do conteúdo pedagógico. Permite ao professor montar cartões e atividades com imagens reais, vídeos e áudios (método fônico), trazendo ganhos na vida do aprendiz por permitir que interaja com o próximo.
Confira o vídeo da professora Idalina relatando os avanços que seu aluno teve a partir do momento que começou a trabalhar a comunicação alternativa com ele:
Nesse artigo, você viu mais sobre o papel do educador no desenvolvimento da comunicação das crianças, e como a comunicação alternativa pode ajudar neste processo. Para que você possa se aprofundar no tema, sugerimos o curso Comunicação Suplementar Alternativa para uso do Aplicativo Livox.
2 Comentários
Muito bom o conteúdo.
Excelente aprendizado principalmente para nós professores de educação inclusiva.